domingo, 9 de junho de 2013

SOU PROFESSOR DE MATEMÁTICA A MAIS DE 20 ANOS, NÃO TENHO MUITA EXPERIENCIAS EM LEITURA DE ESPECIALISTAS OU LIVROS. JÁ LI VÁRIOS LIVROS E GOSTO DE LER. MAS O QUE EU PERCEBO NOS MEUS ALUNOS UMA DIFICULDADE MUITO GRANDE DE LEITURA E ESCRITA. TENHO ALUNOS QUE QUANDO CONSTRUO UM PROBLEMA ESCRITO ELE PERGUNTA SE É AULA DE PORTUGUÊS. INTERESSANTE QUE QUANDO COLOCO UM PROBLEMA QUE APRESENTA DATAS OS ALUNOS USAM AS DATAS PARA FAZER A CONTA COM OS OUTROS NÚMEROS.
 TAMBEM TENHO ALUNOS QUE PREFEREM FAZER A CONTA E NÃO ESCREVERO PROBLEMA, E ALUNOS QUE PERGUNTAM QUE CONTA QUE TENHO QUE FAZER QUANDO APRESENTO UM PROBLEMA DE ÁREA QUE JÁ FOI BASTANTE TRABALHADO O CONCEITO DE ÁREA , O MESMO QUANDO APRESENTO PROBLEMAS SOBRE PERÍMETRO.
MEUS ALUNOS TEM UMA DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS QUE QUANDO É TESTE ELES SEM ROSOLVEM OS PROBLEMAS SÓ COLOCAM O X EM QUALQUER ALTERNATIVA ISTO QUANDO COLOCAM TEM ATÉ MESMO AQUELE QUE NEM O X COLOCA NA QUESTÃO. OBSERVO QUE OS ALUNOS USAM BASTANTE O COMPUTADOR MAS FICAM SÓ NO BATE PAPO FURADO FURADO FURADO QUE QUANDO MANDO ELES ESCREVER UMA CARTA NO WORD ELES NEM SABEM O QUE FAZER. E NO EXCELL ENTÃO NEM CONHECEM O EXCELL NO COMPUTADOR QUE É UMA FERRAMENTA MUITO BOA EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA, POIS ESTOU LEVANDO OS ALUNOS TODA SEMANA NA SALA DE INFORMATICA PARA TRABALHAR COM A FERRAMENTA EXCELL, POIS QUANDO FALA DE INFORMATICA ELES PENSAM QUE EU VOU LEVA-LOS PARA FICAREM NO BATE PAPO. POR ISSO PEÇO PARA A ORIENTADORA DO SALA DE INFORMATICA QUE NÃO DEIXEM OS ALUNOS ENTRAREM NA INTERNET, POIS ELES NÃO PROCURAM COISA INTERESSANTES PARA O SEUS CONHECIMENTO E SIM FICAM QUERENDO ENTRAR NO BATE PAPO. PERCEBO QUE MUITOS ALUNOS TEM COMPUTADOR MAS NÃO SABEM NEM TRABALHAR NO EXCELL E WORD PARA REDIGIR UM TEXTO E QUANDO ISTO ACONTECE ELES DIGITAM COM UM SO DEDO  E MOLE.GOSTARIA DE QUE ME AJUDASSEM A MELHORAR PARA AJUDAR MEUS ALUNOS A SABEM USAR DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL O INSTRUMENTO COMPUTADOR E COM ISSO ESTOU FAZENDO QUE OS ALUNOS ME MANDEM POR E MAIL ALGUNS TRABALHOS E COM ISSO ELES NUNCA CRIARAM UM E MAIL, COMO SÃO DE MENORES PEDI AUTORIZAÇÃO PARA OS PAIS PARA QUE EU POSSA FAZER ESTE TRABALHO COM MEUS ALUNOS. USANDO A ESCRITA E A LEITURA.

4 comentários:

  1. Carlos, você é um professor exemplar.
    A Educação estaria muito melhor se houvesse mais professores comprometidos como você.
    Isso me deixa mais animado, pois me sinto acompanhado nas dificuldades diárias.
    Digo isto, pois a julgar pelos depoimentos em geral, tudo vai muito bem.
    Até parece que os problemas existem apenas conosco.
    Mas não, Carlos. Isso é geral.
    Deixo aqui a minha solidariedade.

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. FELIPE FICO FELIZ PELA SUA SOLIDARIEDADE POIS FICO ATE ANGUSTIADO DE SABER QUE SERÁ QUE SO EU TENHO ESTAS DIFICULDADES COM MEUS ALUNOS QUE LUTO DIA A DIA PARA ENSINA-LOS DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL E QUERO ENSINAR A TODOSSSSSSSSSSSSSS E NÃO SÓ AQUELE QUE QUER APRENDER TENHO QUE ENSINAR MEUS ALUNOS A APRENDER A APRENDER.

    ResponderExcluir
  3. Devemos levar nossos alunos a lerem mais,mal lêem as perguntas,já dizem que não entenderam,não sabem o que é para fazer,querem logo as respostas.

    ResponderExcluir